Mais de 200 reclamações de consumidores ao Conar, o Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária, levaram o comercial "Nazaré", da Red Bull, a julgamento nesta terça-feira
(27/03), seguido pela suspensão da veiculação do filme.
O anúncio mostra Jesus em uma barca, acompanhado de dois de seus discípulos.
Após alguns segundos, Jesus diz, entediado, que vai para casa, e segue seu
caminho, saindo da barca e caminhando sobre as águas.
Um dos discípulos o questiona: “Jesus, por Deus, como você anda sobre as
águas?”, ao que o outro discípulo responde: “Calma, Pedro, ele só tomou Red
Bull”. Jesus, então, esclarece: “Você só tem que ficar esperto onde tem pedra”.
Segundo a assessoria de imprensa do Conar, o órgão decidiu recomendar a
suspensão do comercial por entender que a peça “desrespeita um objeto de fé
religiosa”. A recomendação também vale para o futuro, caso a Red Bull faça
outras peças seguindo a mesma linha criativa.
Na mesma reunião o Conar decidiu ainda pela sustação
de outras duas campanhas: “Congele a água em um segundo”, da Trident, da
Kraft Foods Brasil, processo que ainda rendeu uma advertência ao
anunciante; e “Cresce, define, emagrece”, do laboratório Nutrilatina.
Ambas decisões foram unânimes.
Fonte: Meio & Mensagem e Exame.com

Embora a censura não seja algo salutar, remete a época da ditadura no Brasil. É importante para o publicitario entender o que é a democracia, a liberdade de um termina quando a do outro começa, portanto conhecer a sociedade, o que a coletividade pensa e como ela age é de suma importância para o publicitário, a criatividade é importante, mas ela sozinha não é suficiente para a execução de um trabalho de sucesso.
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