quinta-feira, 29 de março de 2012

Divulgada a lista de oficinas que serão oferecidas no Intercom Nordeste


O blog oficial do Intercom Nordeste 2012 (interligadocomrecife.blogspot.com.br) divulgou a lista definitiva das oficinas que acontecerão no evento. Segue a lista completa.

Produção de Spot (14.6 / 14h-18h / 20 vagas / Elisa Barreto)
Nessa oficina serão abordados aspectos como as características, vantagens e desvantagens do rádio, linguagem aplicada ao rádio, a obra radiofônica: voz, trilha, efeitos sonoros, ruído e silêncio, o rádio como veículo publicitário, spot: origem e conceito, o texto para spot, audição e análise de spot e gravação e edição de spot, entre outros conteúdos agregados.

Planejamento/Mídia (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Giselda Vilaça)
O planejamento de mídia é tido como um ponto essencial para o sucesso de uma campanha. Essa oficina vai enfatizar os objetivos, estratégias e táticas de mídia, e como distribuir a verba de um cliente para atingir o público alvo específico de forma eficaz. Para essa oficina é necessário que o aluno tenha conhecimentos básicos da atividade de mídia.

Hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, memória, instantaneidade e personalização do conteúdo: Reflexão sobre os elementos do webjornalismo (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Dário Brito)
O mini curso busca promover uma reflexão a respeito das características pertencentes à captação de informações, elaboração de conteúdo noticioso, utilização de ferramentas e acesso a um veículo jornalístico disposto na web, dentro das novas exigências em tempos de convergência midiática.

Narrativas do Jornalismo (14.6 e 15.6 / 14h-18h e 18h-22h / 20 vagas /Anaelson Leandro)
Tipos de narradores (clássico, pós-moderno e jornalista); A mimese e a catarse na produção jornalística; Jornalismo e Literatura; New Journalism, Geração Beat e Gonzo Jornalismo; Gêneros jornalísticos (crônica-reportagem, conto-reportagem, livro-reportagem).

Fotografia de Produtos Especulares (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Roberto Soares)
O foco será o estudo e iluminação de objetos translúcidos e transparentes (perfumaria e bebidas). Preparação, produção e iluminação para anúncios de cerveja também estão entre o conteúdo.

Cultura de fãs e As novas Narrativas Ficcionais Televisivas (14.6 / 14h-18h / 20 vagas / Cecília Almeida)
Esta oficina tem como objetivo problematizar como as narrativas ficcionais televisivas têm se comportado diante desse novo cenário. Para isso, serão discutidas questões relacionadas à cultura de fãs e os imbricamentos com as narrativas transmídias, além de discussões sobre a televisão neste período de transição.

Imagem e Transversalidade (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Fernanda Capibaribe)
Das linguagens transversais na comunicação, focando nas produções híbridas que conectam a imagem ao contexto das interfaces digitais multimidiáticas. Realização de mapeamento de identidades visuais, com montagem banco de imagens coletivo, que servirá para a criação
de narrativas em forma de produtos comunicacionais digitais.

Como Criar e Produzir Eventos (15.6 / 18h-22h / 20 vagas / Izabela Domingues)
Neste workshop, será abordada a importância da arena de eventos no mix de comunicação e marketing na atualidade e que etapas devem ser seguidas para a concepção e produção de um evento de sucesso. Na ocasião, os participantes vão criar e pré-produzir eventos, vivenciando na prática os conceitos apresentados.

Relação entre Jornalista x Público (15.6 / 14h-18h / 30 vagas / Talita Rampazzo)
O objetivo é oferecer um panorama sobre o modo como o jornalista se relaciona com o público e, a partir daí, propor algumas reflexões. A temática é justificada pelo crescimento de iniciativas que pretendem aproximar pessoas comuns do jornalismo a partir de estratégias variadas, desde a inserção de conteúdos colaborativos até mudanças na enunciação das produções jornalísticas. O curso se concentrará em exemplos da imprensa brasileira, particularmente, de grandes empresas da televisão, do impresso e da internet.

Jornalismo de Infotenimento (14.6 / 14h-18h / 20 vagas / Carly Falcão)
Este minicurso pretende abordar as novas relações estabelecidas entre o jornalismo de internet e o uso de estruturas dinâmicas de texto, foto ou materiais audiovisuais. O deslocamento do relato ‘seco’ e profundo dos fatos para uma apresentação mais divertida, assim como a crescente publicação de temas relacionados ao entretenimento, compõem a hipótese a ser trabalhada. Para contextualizar este jornalismo de infotenimento, serão postos em discussão exemplos de recursos utilizados pelos veículos ciberjornalísticos para chamar a atenção da audiência, como infográficos interativos, jornalismo imersivo e newsgames.

Game Design (14.6, 15.6 e 16.6 / 14h-18h e 18h-22h / 20 vagas / Nilson Soares e Bernardo Cortizo)
Os game studies são uma área interdisciplinar (envolvendo principalmente comunicação e sociologia) pouco difundida no Brasil, embora sob forte crescimento. Os jogos envolvem uma gama de fatores relevantes à comunicação, desde as narrativas transmidiáticas aos newgames, e o "como construir" os jogos é fundamental para a compreensão dessa mídia que mostra sua tendência em ser pervasiva na nossa sociedade.

Comunicação Comunitária e Desenvolvimento Local (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Patrícia Paixão e Andréa Trigueiro)
O Mini-Curso sobre Comunicação Comunitária vai interessar a estudantes e profissionais de comunicação social e áreas afins, que se preocupam ou pretendem trabalhar com a comunicação dialógica, focada no empoderamento dos sujeitos, na valorização da cultura e no fortalecimento das identidades locais. Visa trazer à discussão teorias e experiências práticas de comunicação comunitária, trabalhando osmétodos aplicados, os processos desenvolvidos e os resultados alcançados.

Jornalismo Multimídia (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Carly Falcão)
A partir de comparações do jornalismo de internet com o praticado pelas mídias tradicionais (TV, rádio e impresso), este minicurso pretende abordar as características do webjornalismo e apresentar questões que envolvem o trabalho do jornalista multimídia.


Branding e Os Desafios do Marketing Contemporâneo (14.6 / 14h-18h / 20 vagas / Izabela Domingues)
Branding é uma disciplina cada vez mais importante no marketing contemporâneo. A relação dos consumidores com as marcas está passando por francas transformações em função das novas tecnologias e o Branding é posto em xeque a todo instante. Este minicurso visa a discutir a importância do Branding na atualidade e apresentar cases bem sucedidos e fracassados de marcas locais, nacionais e internacionais.

Cultura da participação: Como empresas e consumidores se comunicam e se relacionam na cibercultura (16.6 / 14h-18h / 30 vagas / Ana Cirne Paes)
As mudanças no âmbito da comunicação convidam empresas e consumidores a reconfigurarem a comunicação e o relacionamento que antes estabeleciam. Novos processos podem ser percebidos a partir das práticas entre organizações e seus públicos na internet. Identificar estes fenômenos e refletir sobre alguns casos são objetivos do minicurso, além de demonstrar algumas tendências na área.

Digitalização da televisão: Características, Impactos e Perspectivas no Telejornalismo (15.6 / 18h-22h / 40 vagas / Lívia Cirne e Jorge Fonseca)
A inauguração da TV digital em dezembro de 2007 trouxe a promessa de um novo sistema de transmissão, proporcionando alta definição de imagem e som. Mais que isso, novas funções são atribuídas aos telespectadores, deslocando-os da simples condição de passividade. Com essa possibilidade técnica de interagir diretamente com a programação, o telespectador força os novos conteúdos audiovisuais a apostarem em novas estratégias de
participação.

O que é Jornalismo Cultural? (15.6 / 14h-18h / 20 vagas / Mariana Reis)
Discutir a importância do jornalismo cultural. Analisar criticamente produções de jornalismo cultural.

Road Movies: Refletindo a errância no Cinema Contemporâneo (14.6 e 15.6 / 14h-18h e 18h-22h / 20 vagas / Raquel do Monte)
A análise das interfaces entre Comunicação e Filosofia para pensar os deslocamentos e como eles têm sido construídos nas narrativas cinematográficas. Em busca de uma Ciência Nômade. A perspectiva fenomenológica e ancoragem da experiência estética da viagem nos
discursos fílmicos.

Comunicação Pública (15.6 / 18h-22h / 20 vagas / Ana Paula Lucena e Cátia Oliveira)
A importância da comunicação para o desenvolvimento da sociedade. Diálogo sobre comunicação pública canalizado para o papel do cidadão na discussão dos assuntos de interesse público. Uma nova proposta de comunicação para as as entidades públicas.


-Transmedia StoryTelling e Marcas: Anunciar, Entreter e Envolver o Consumidor (15.6 / 18h-22h / 40 vagas / Marcela Costa)
Contextualização. Prosumers, produsers, novos consumidores. O entretenimento para anunciar, divertir e envolver.

Jornalismo Científico e Divulgação Científica (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Natália Martins Flores)
O minicurso trata de temas como o boom de produtos midiáticos sobre ciência e os interesses da mídia e da ciência envolvidos nesse processo, a apropriação do discurso científico pelo discurso jornalístico, a discussão sobre os termos divulgação científica, popularização científica e jornalismo científico, o processo de escolha de fontes no jornalismo científico e a integração da sociedade nos debates sobre ciência.

Representações Sociais e de Gênero nas Histórias em Quadrinhos Autobiográficas (14.6 / 14h-18h / 20 vagas / Daiany Dantas)
A proposta deste minicurso é analisar a questão das identidades culturais e de gênero nas Histórias em Quadrinhos autobiográficas, identificando de que forma são construídas as representações sociais de gênero, raça, etnia e a expressão de identidades sexuais diversas. As autobiografias destacam-se como um gênero que se distingue nas HQs contemporâneas, publicadas em formato de romance gráfico, tem arrecadado respeito da crítica editorial e popularidade entre os leitores. As temáticas de suas tramas trazem ao espaço público discursos de alteridade, tais como a homossexualidade, a convivência no mundo islâmico, a violência doméstica, a sobrevivência ao câncer, a identidade migrante e o racismo. Nosso objetivo é apresentar um panorama das produções recentes, destacar obras
de referência e avaliar de que forma as subjetividades são construídas.

Pintura Digital (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Luís Pacheco)
A oficina visa conhecer e exercitar efeitos de pintura com uso de blend mode. Compreender o papel da cor, luz e sombra na pintura digital de objetos, personagens e cenários para games.

Comunicação, Mídia e Direitos Humanos (14.6, 15.6 e 16.6 / 14h-18h e 18h-22h / 20 vagas / Ana Veloso e Aline Lucena)
Os fenômenos da comunicação social, conceitos e teorias; as mídias de massa tradicionais e as novas tecnologias; contextos históricos, sociais, políticos, econômicos, culturais e ideológicos do campo da comunicação; a relação entre as condições de produção, participação, circulação e acesso aos bens simbólicos; formação histórica e social dos direitos humanos; a comunicação no discurso dos direitos humanos; controle social, liberdades fundamentais e o direito humano à comunicação; movimentos sociais, direitos humanos e comunicação.

Introdução a Semiótica da Mídia (14.6 / 14h-18h / 20 vagas / Aline Grego)
Compreender os fenômenos da comunicação midiática sob o ponto de vista semiótico.

Mídia Social e Terceiro Setor (14.6 / 14h-18h / 20 vagas / Andrea Trigueiro, Diego Gouveia e Jefte Amorim)
A oficina pretende abordar a utilização das ferramentas disponíveis nas mídias sociais em benefício da publicização das informações e atividades desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil de interesse público.

Discutindo uma agenda para a Comunicação Pública (14.6 e 15.6 / 14h-18h e 18h-22h / 20 vagas / Carolina Cavalcanti)
O minicurso pretende discutir a diversidade de conceituações e entendimentos a cerca da Comunicação Pública (CP) e como essa complexidade de referenciais interfere diretamente no trabalho dos profissionais que atuam na área. Também pretende situar o campo da CP numa área de intersecção entre diversos estudos, como o planejamento gerencial, psicologia organizacional e a própria comunicação como ferramenta estratégica.

Narrativas interativas: Conceitos e roteirização (16.6 / 14h-18h / 20 vagas / Nathan Cirino)
A oficina abordará a interatividade aplicada ao cinema, trazendo exemplos e definições de conceitos necessários à compreensão da estrutura do filme interativo, tais como: interatividade, interface, mapas narrativos, catarse e imersão.

Jogos como suporte publicitário (15.6 / 18h-22h / 20 vagas / Rodrigo Duguay e Diego Amaral)
O lúdico como suporte imersivo para a Publicidade de resultados. Conceitos e fundamentos de Advergames, IGA e outros tipos de estratégia lúdica de persuasão. Cases comentados.

Marketing político com foco no marketing eleitoral (15.6 / 18h-22h / 20 vagas / Thelma Guerra)
Marketing Político (definições). Marketing Eleitoral. Estratégias, princípios estratégicos e estratégias de campanhas. Preparação dos candidatos. As formas de discurso nos meios de comunicação. Leis que regem a propaganda eleitoral.
Fonte: interligadocomrecife.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário