Nesse filme uma grande empresa especializada em marketing invisível, leva uma pseudo família perfeita para uma pequena cidade, onde muitas pessoas tinham dinheiro, mas não eram tão consumistas como tinham o potencial de ser. A missão da família era de ganhar popularidade entre os habitantes e serem admirados ao ponto de se tornarem referencial do que todos deveriam ter para serem tão legais quanto eles! Sendo assim, eles ganhavam credibilidade e tudo que eles usavam ganhava visibilidade e relevância, tornando fácil inserir novos produtos no mercado local e iniciar um boca a boca mais eficaz que milhares de comerciais!
Esse longa conta a história de Nick, um lobista americano que responde pela indústria do cigarro nos EUA em um período de crise. O ponto forte da trama é a habilidade que ele tem pra contornar os problemas, mascarar a verdade e sob tudo, um poder de persuasão quase sobrenatural! Nick é capaz de convencer qualquer um de praticamente qualquer coisa sem o mínimo de pudor ou ética, ele explora a ambiguidade das palavras e os ângulos do acontecimento como ninguém mais saberia fazer.
Tendencioso e extremista, esse longa serve para dar um choque nos profissionais da área de marketing e publicidade. Fotografia ruim, efeitos de baixa qualidade e um enredo com alguns momentos questionáveis não invalidam a ideia macro que o filme deseja passar, e para quem já está acostumado com filmes alternativos, não verá nada de tão terrível assim nessa produção.
Fruto de uma parceria Rússia/ Eua a trama se passa num período pós guerra fria, onde a entrada das marcas internacionais são finalmente liberadas e os grandes empresários se aproveitam da facilidade de domínio de público (a população nunca tinha sido tão exposta publicidade) e de um mercado quase virgem em certos seguimentos.
4 - No
Uma produção do Chile, indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro e um dos filmes mais realista quanto ao exercício da publicidade que eu já encontrei.
A história se passa no Chile de 1988, quando o Pinochet foi obrigado por pressões internacionais a abrir um plebiscito onde seria decidido se a ditadura era ou não aprovada pelo povo e se deveria ou não continuar.
René é o jovem publicitário convidado (na encolha) para ser o responsável pela campanha do Não que invadiria as ruas e os televisores do povo chileno durante o horário eleitoral gratuito e travaria uma verdadeira guerra entre as propagandas partidárias obrigatórias.
5 - Mad Men
Essa é uma série que devia ser parada obrigatória para todos os profissionais de propaganda.
A história se passa nos anos 60 e tem como foco a vida do Don Draper, um publicitário da área de criação que trabalha na Madison Square.
Descobri essa série um pouco tarde, em uma entrevista do Washinton Olivetto com a Gabriela, onde ele dizia também ter sido consultado como fonte de pesquisas para a elaboração do universo da série e até mesmo dos personagens.
-----
Fonte: Retirado de http://vitaminapublicitaria.com.br/publicidade/5-filmes-publicitarios/
Nenhum comentário:
Postar um comentário