terça-feira, 3 de abril de 2012

Compras online: Relatório desvenda comportamento do consumidor

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Bens de Consumo - IBEVAR realizou esta semana um worshop em que apresentou um relatório com os resultados do monitoramento do comportamento do consumidor no varejo online, apresentado pela e-bit, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmera e-net) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo  (Fecomercio).

Dentre os aspectos apontados estão o valor médio do ticket, itens mais comprados, possíveis motivos de escolha de determinada marca ou loja, incluindo índices de latência (tempo entre pesquisa de produto e a efetivação da compra, abandono de carrinho e porque ocorre, entre outros), o índice de inflação lançado para avaliar o preço, faturamento e, como não poderia deixar de ser, a análise do setor de compras coletivas.

O relatório do Índice Fipe Buscapé apontou uma deflação de -9,75%  no e-commerce brasileiro. Entre os desafios discutidos entre os presentes estavam entender os desafios dos Multicanais, tanto para o varejo virtual, como o físico; questões ligadas à privacidade do consumidor na rede; a preocupação em não criar uma geração que só compra em promoção, entre outro. 

Com mais de 300 mil questionários aplicados nos últimos meses, para avaliar o crescimento da venda de bens de consumo via internet, o relatório semestral da Webshoppers consolidou os seguintes resultados em 2011:

Faturamento: O comércio virtual faturou R$ 18,7 bilhões, 26% a mais do que em 2010;

Clientela nova: 9 milhões de novos consumidores passaram a comprar em lojas virtuais,  61% pertencem à classe C;

Ticket: Houve queda no ticket medido para R$ 350,00, contra R$ 356,00 do ano anterior;

Cesta: A cesta de compras do consumidor on line tem muitos produtos eletro-eletrônicos. No ranking das mais vendidas estão Eletrodomésticos, Informática, Eletrônicos, Cosméticos e Perfumaria/ Cuidados Pessoais e Moda & Acessórios. Com significativa ascensão nas vendas de moda e acessórios.

Campanhas: Funcionaram campanhas  promocionais em novembro (Black Friday) e em Dezembro Boxing Day (após o Natal) que movimentaram R$ 158 milhões de reais, percentual 91% maior do que no mesmo período do ano passado;

Perspectivas: Espera-se que até o final de 2012 este mercado alcance um faturamento de R$ 23,4 bilhões (crescimento de 25%). No primeiro semestre, período onde acontece 45% das vendas do ano espera-se chegar a R$ 10,4 bilhões de faturamento. Mas continuará o movimento de redução do ticket médio, chegando a R$ 340,00.

Compras Coletivas

Perfil: Cerca de 10 milhões de pessoas compraram via site de Compras Coletivas em 2011

Faturamento: Este segmento faturou R$ 1,6 bilhão;

Cupons: vendeu 20,5 milhões de cupons com ticket médio de R$ 78,00;

Perfil do consumidor: 64% dos compradores de cupons são mulheres; a faixa média de idade é de 39 anos; e a renda familiar está em torno de R$ 4.000,00.
Fonte: Consumidor Moderno
Imagem: horacioalmeida.com.br

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