segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sin Comunicação: criatividade, confiança e dinheiro


Por Ruy Dantas


Muitas agências de publicidade ganham dinheiro com veiculação de mídia. Poucas agências ganham dinheiro com ideia criativa.


 Poucas agências constroem relação de confiança com seus clientes. Normalmente, porque a maioria pensa em garantir a folha de pagamento no fim do mês. Mas o curioso é que dinheiro e confiança são duas coisas indispensáveis, que se conquistam: se você é competente, ganha dinheiro. Se você é verdadeiro, ganha confiança. Em muitos casos, para ganhar confiança, o mais sensato é não pensar em dinheiro. É isso que a Sin Comunicação - junto com a i2 Inteligência - faz todo ano e fez de novo em 2012.

No início deste ano, ganhamos a conta do Centro Universitário Unipê, que em 2011 investiu uma verba considerável para divulgar seu vestibular. Com a Sin e a i2 Inteligência gerindo a comunicação, o valor investido foi 25% da verba de 2011. Vale a pena repetir: Em 2011, verba X. Em 2012, ¼ de X. Curiosamente, o resultado das inscrições do vestibular de 2012 foi 50% superior ao de 2011.

O grande segredo? É que nada disso é mágica. Publicitário não faz magia. Percebemos que em 2011 toda aquela verba foi investida nas mídias tradicionais: TV, jornal, rádio e outdoor. Este ano fizemos o óbvio (ser criativo, às vezes é ser óbvio): investimos também na internet. Ora, nosso público-alvo são os estudantes, e como interagir com eles longe da internet? Seria impensável não investir neste meio.

Pois é, mas, muitas vezes, as pessoas não pensam. Ou melhor, pensam, mas pensam no próprio umbigo. Esquecem que o que faz uma agência ser bem sucedida é sua capacidade de conquistar a confiança do cliente, até porque todo cliente gosta que você olhe no olho. É assim que ele sabe se você está mais preocupado com seu umbigo ou com a empresa dele.

Sobre o Autor: Ruy Dantas é Jornalista, publicitário, apresentador de rádio e televisão, empresário, presidente da Sin Comunicação, e vice-presidente da I2 Inteligência (Empresa de Gestão de Imagem). Em apenas seis anos conseguiu levar a Sin Comunicação a tornar-se a maior agência de propaganda do Estado da Paraíba, e a mais premiada nas regiões Norte e Nordeste. As duas empresas são responsáveis pela gestão de imagem de grandes marcas e entidades públicas. Entre elas, a Energisa; o Grupo Bertin/ Batista - braço de energia do Rio de Janeiro -; o Grupo MCF Facility, do Ceará; e a Unimed João Pessoa; 11 prefeituras municipais, a Câmara Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário