Por Ruy Dantas
Poucas agências constroem relação de
confiança com seus clientes. Normalmente, porque a maioria pensa em garantir a
folha de pagamento no fim do mês. Mas o curioso é que dinheiro e confiança são
duas coisas indispensáveis, que se conquistam: se você é competente, ganha
dinheiro. Se você é verdadeiro, ganha confiança. Em muitos casos, para ganhar
confiança, o mais sensato é não pensar em dinheiro. É isso que a Sin
Comunicação - junto com a i2 Inteligência - faz todo ano e fez de novo em 2012.
No início deste ano, ganhamos a conta
do Centro Universitário Unipê, que em 2011 investiu uma verba considerável para
divulgar seu vestibular. Com a Sin e a i2 Inteligência gerindo a comunicação, o
valor investido foi 25% da verba de 2011. Vale a pena repetir: Em 2011, verba
X. Em 2012, ¼ de X. Curiosamente, o resultado das inscrições do vestibular de
2012 foi 50% superior ao de 2011.
O grande segredo? É que nada disso é
mágica. Publicitário não faz magia. Percebemos que em 2011 toda aquela verba
foi investida nas mídias tradicionais: TV, jornal, rádio e outdoor. Este ano
fizemos o óbvio (ser criativo, às vezes é ser óbvio): investimos também na
internet. Ora, nosso público-alvo são os estudantes, e como interagir com eles
longe da internet? Seria impensável não investir neste meio.
Pois é, mas, muitas vezes, as pessoas
não pensam. Ou melhor, pensam, mas pensam no próprio umbigo. Esquecem que o que
faz uma agência ser bem sucedida é sua capacidade de conquistar a confiança do
cliente, até porque todo cliente gosta que você olhe no olho. É assim que ele
sabe se você está mais preocupado com seu umbigo ou com a empresa dele.
Sobre o Autor: Ruy Dantas é Jornalista,
publicitário, apresentador de rádio e televisão, empresário, presidente da Sin
Comunicação, e vice-presidente da I2 Inteligência (Empresa de Gestão de
Imagem). Em apenas seis anos conseguiu levar a Sin Comunicação a tornar-se a maior agência de propaganda do Estado da Paraíba, e a mais premiada nas regiões
Norte e Nordeste. As duas empresas são responsáveis pela gestão de imagem de
grandes marcas e entidades públicas. Entre elas, a Energisa; o Grupo Bertin/
Batista - braço de energia do Rio de Janeiro -; o Grupo MCF Facility, do Ceará;
e a Unimed João Pessoa; 11 prefeituras municipais, a Câmara Municipal de João
Pessoa e o Governo do Estado da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário