Quinta-feira passada, dia 14 de junho,
a Alpargatas completou 50 anos fabricando as “Legítimas Havaianas”, sandália
que teve como inspiração a sandália japonesa Zori. A sandália, inicialmente,
tinha como público-alvo a Classe C, mantendo apenas um modelo e de mesma cor.
A
partir dos anos 70 as Havaianas começaram a introduzir em sua publicidade os
famosos slogans, como: “Havaianas. As legítimas” e “Não deformam, não soltam as
tiras e não tem cheiro”. Os slogans surgiram pelas diversas imitações
existentes da marca no mercado paraibano.
As
Havaianas foram introduzidas no dia-dia do brasileiro, para passear, ir à
escola, ao médico, tanto que na década de 80, elas foram introduzidas na cesta
básica, tornando-se um item indispensável na vida do brasileiro. Com isso, a
sandália teve uma venda de mais de 80 milhões de pares por ano em 1980.
A
sandália querendo galgar mais espaço decidiu mudar sua comunicação, e em 1994
começa a introduzir, na TV brasileira, o slogan: “Havaianas. Todo mundo usa”,
com o intuito de abrir seu público alvo, não atingir somente a Classe C, mas
todo tipo de público. Ao mesmo tempo, coloca em sua publicidade, celebridades
como Malu Mader (atriz), Bebeto (ex-jogador de futebol), Hortência (ex-jogadora
de basquete) e Luana Piovani (atriz) para desmistificar o uso das Havaianas
apenas pelo público de Classe C. Os modelos começam a vir com cores, que antes
eram apenas brancas com tiras azuis ou pretas.
A
partir de 1997, as Havaianas introduzem não só muitas cores nas sandálias, mas
também estampas e modelos. Em 1998, ano da Copa do Mundo, as Havaianas lançou a
sandália com as cores e bandeira do Brasil. Em 2000 a sandália começou a ser
exportada para Havaí, Austrália e França, hoje já são mais de 60 países que
possuem a sandália fabricada apenas em Campina Grande. Como se não bastasse a
marca está presente nestes países todos, ela consegue participar, desde 2003,
da Celebração do Oscar, presenteando cada um dos indicados ao prêmio, com
sandálias exclusivas.
Como
viram, as Havaianas tem história para contar, e esta marca que o Paraibano tem
orgulho de dizer que saiu de seu estado, tem hoje, em 2012, cerca de 280
estabelecimentos espalhados pelo mundo, e todos os pares de sandálias, sejam
eles com cristais, com ouro, tiras finas, personalizados, etc, são fabricados
em Campina Grande. Para saber mais desta história, acesse http://www.alpargatas.com.br.
Edição Comemorativa - Limitada |
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