segunda-feira, 18 de junho de 2012

Havaianas como objeto de desejo: produto fabricado em solo Campinense completa 50 anos de existência


             

   Quinta-feira passada, dia 14 de junho, a Alpargatas completou 50 anos fabricando as “Legítimas Havaianas”, sandália que teve como inspiração a sandália japonesa Zori. A sandália, inicialmente, tinha como público-alvo a Classe C, mantendo apenas um modelo e de mesma cor.


     A partir dos anos 70 as Havaianas começaram a introduzir em sua publicidade os famosos slogans, como: “Havaianas. As legítimas” e “Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro”. Os slogans surgiram pelas diversas imitações existentes da marca no mercado paraibano.
      As Havaianas foram introduzidas no dia-dia do brasileiro, para passear, ir à escola, ao médico, tanto que na década de 80, elas foram introduzidas na cesta básica, tornando-se um item indispensável na vida do brasileiro. Com isso, a sandália teve uma venda de mais de 80 milhões de pares por ano em 1980.
       A sandália querendo galgar mais espaço decidiu mudar sua comunicação, e em 1994 começa a introduzir, na TV brasileira, o slogan: “Havaianas. Todo mundo usa”, com o intuito de abrir seu público alvo, não atingir somente a Classe C, mas todo tipo de público. Ao mesmo tempo, coloca em sua publicidade, celebridades como Malu Mader (atriz), Bebeto (ex-jogador de futebol), Hortência (ex-jogadora de basquete) e Luana Piovani (atriz) para desmistificar o uso das Havaianas apenas pelo público de Classe C. Os modelos começam a vir com cores, que antes eram apenas brancas com tiras azuis ou pretas.

  A partir de 1997, as Havaianas introduzem não só muitas cores nas sandálias, mas também estampas e modelos. Em 1998, ano da Copa do Mundo, as Havaianas lançou a sandália com as cores e bandeira do Brasil. Em 2000 a sandália começou a ser exportada para Havaí, Austrália e França, hoje já são mais de 60 países que possuem a sandália fabricada apenas em Campina Grande. Como se não bastasse a marca está presente nestes países todos, ela consegue participar, desde 2003, da Celebração do Oscar, presenteando cada um dos indicados ao prêmio, com sandálias exclusivas.
         
      Como viram, as Havaianas tem história para contar, e esta marca que o Paraibano tem orgulho de dizer que saiu de seu estado, tem hoje, em 2012, cerca de 280 estabelecimentos espalhados pelo mundo, e todos os pares de sandálias, sejam eles com cristais, com ouro, tiras finas, personalizados, etc, são fabricados em Campina Grande. Para saber mais desta história, acesse http://www.alpargatas.com.br.
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Edição Comemorativa - Limitada

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